Expo Dubai 2020 abre portas e oportunidades para a indústria brasileira

Maior exposição do mundo começou no dia (1º) de outubro para mostrar iniciativas e tecnologias que transformarão o futuro. CNI leva uma missão empresarial para prospectar negócios para o Brasil.

Em meados do século 18, o mundo testemunhava a Revolução Industrial ganhar velocidade. A máquina a vapor levou a produção, antes manual, para dentro das fábricas. Novos produtos surgiam, feitos em tempo cada vez menor e escoados a locais cada vez mais distantes por locomotivas sobre uma malha crescente de trilhos. Berço de avanços tecnológicos que transformavam a sociedade em ritmo sem precedentes, a Inglaterra se mexia também para mostrar ao mundo seu protagonismo como primeira potência industrial da história.

Nascia, assim, em 1851, a Grande Exposição dos Trabalhos da Indústria de Todas as Nações. De maio a outubro daquele ano, países – principalmente, a própria Inglaterra – desfilaram inovações e invenções, numa mostra do poder transformador da tecnologia para o futuro das pessoas. Lá, máquinas têxteis, telégrafos, microscópios e outras novidades, como a borracha vulcanizada, foram apresentadas a mais de 6 milhões de visitantes durante o evento, estabelecendo o padrão para as Grandes Exposições que viriam a ocorrer nos 170 anos seguintes.

Sua mais recente mostra, aliás, abriu as portas no dia (1º) de outubro, nos Emirados Árabes Unidos. Com o tema “Conectando Mentes e Criando o Futuro”, a Expo Dubai 2020 – a edição foi adiada por conta da pandemia da Covid-19 – abriga mais de 200 pavilhões de 192 países sob os pilares Mobilidade, Sustentabilidade e Oportunidade. Além de apresentar o estado da arte da ciência e da tecnologia, a exposição será também um espaço propício para governos e empresas realizarem prospecção comercial e em investimentos.

“Embora as Expos sejam eventos, principalmente, para países promoverem sua imagem para o mundo, para o setor privado representam oportunidades de negócios, investimentos e de estreitamento de contatos por reunirem autoridades e lideranças empresariais num único local”, explica o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, que liderará uma missão prospectiva de 300 empresários e lideranças institucionais a Dubai, entre 11 e 20 de novembro.

Oportunidades em Dubai para empresas brasileiras

Misto de representação política e institucional da indústria com prospecção de negócios, a missão liderada pela CNI consistirá uma série de eventos para orientar o empresário interessado sobre perspectivas e oportunidades nos Emirados Árabes Unidos, aspectos sociais e culturais a serem considerados nas negociações com empresários árabes e dicas sobre o que se precisa saber para exportar para e importar dos EAU e sobre como abrir uma operação ou receber investimentos árabes.

A gerente de Serviços de Internacionalização da CNI, Sarah Saldanha, destaca que a missão empresarial ganha em relevância por representar a retomada da participação presencial de empresas e entidades setoriais em grandes feiras e exposições internacionais, interrompidas desde o início da pandemia de Covid-19. Segundo ela, a missão brasileira será uma das maiores presentes em Dubai.

“Ações que consolidam a promoção da imagem país, com encontros empresariais e de relacionamento permitem um acesso mais estratégico e planejada a novos mercados de atuação”, afirma.

FONTE: Agência de Notícias CNI
IMAGEM: CNI
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