Em meados do século 18, o mundo testemunhava a Revolução Industrial ganhar velocidade. A máquina a vapor levou a produção, antes manual, para dentro das fábricas. Novos produtos surgiam, feitos em tempo cada vez menor e escoados a locais cada vez mais distantes por locomotivas sobre uma malha crescente de trilhos. Berço de avanços tecnológicos que transformavam a sociedade em ritmo sem precedentes, a Inglaterra se mexia também para mostrar ao mundo seu protagonismo como primeira potência industrial da história.
Nascia, assim, em 1851, a Grande Exposição dos Trabalhos da Indústria de Todas as Nações. De maio a outubro daquele ano, países – principalmente, a própria Inglaterra – desfilaram inovações e invenções, numa mostra do poder transformador da tecnologia para o futuro das pessoas. Lá, máquinas têxteis, telégrafos, microscópios e outras novidades, como a borracha vulcanizada, foram apresentadas a mais de 6 milhões de visitantes durante o evento, estabelecendo o padrão para as Grandes Exposições que viriam a ocorrer nos 170 anos seguintes.
Misto de representação política e institucional da indústria com prospecção de negócios, a missão liderada pela CNI consistirá uma série de eventos para orientar o empresário interessado sobre perspectivas e oportunidades nos Emirados Árabes Unidos, aspectos sociais e culturais a serem considerados nas negociações com empresários árabes e dicas sobre o que se precisa saber para exportar para e importar dos EAU e sobre como abrir uma operação ou receber investimentos árabes.
A gerente de Serviços de Internacionalização da CNI, Sarah Saldanha, destaca que a missão empresarial ganha em relevância por representar a retomada da participação presencial de empresas e entidades setoriais em grandes feiras e exposições internacionais, interrompidas desde o início da pandemia de Covid-19. Segundo ela, a missão brasileira será uma das maiores presentes em Dubai.
“Ações que consolidam a promoção da imagem país, com encontros empresariais e de relacionamento permitem um acesso mais estratégico e planejada a novos mercados de atuação”, afirma.