+55 85 3493.2877

NOVO MERCADO DE GÁS CONQUISTA CREDIBILIDADE E CONFIANÇA DE NOVOS AGENTES E INVESTIDORES

Empresa realiza o mapeamento de demandas por serviços de transporte de gás natural para identificar interessados em capacidade adicional visando à ampliação da malha.

O novo mercado de gás já está acontecendo e o governo brasileiro continua trabalhando para a abertura e o crescimento do mercado de gás natural do País e para a atração de mais investimentos para toda a cadeia”. A declaração é do secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (SPG) do Ministério de Minas e Energia (MME), José Mauro Coelho, diante da notícia de que a Transportadora Associada de Gás (TAG) deu início, esta semana, à fase de mapeamento de demandas do mercado por serviços de transporte de gás natural.

A ideia da transportadora é identificar empresas ou consórcios que estejam interessados em capacidade adicional, de forma a ampliar a sua malha de transporte de gás. Esse mapeamento é uma etapa preparatória para a primeira chamada pública incremental da companhia, e dela poderão participar produtores, importadores, consumidores livres e distribuidoras de gás.

O secretário ressalta que 2020 foi repleto de realizações no setor. Para 2021, a expectativa é pela aprovação da Nova Lei do Gás pelo Senado Federal. Entre as diversas ações do governo neste campo, merece destaque o carregamento e o comercialização do gás. Foram concedidas 26 autorizações de carregamento, em comparação à média anual de 3 autorizações entre 2014 e 2018, e também 30 autorizações de comercialização, em comparação à média anual de 4 autorizações entre 2016 e 2018. “Isso mostra a credibilidade do desenho do novo mercado de gás natural que estamos construindo no Brasil”, disse José Mauro.

Outro exemplo do pleno andamento deste novo mercado no País é a recente assinatura de contrato de serviço de transporte de gás para abastecimento de duas fábricas de fertilizantes, operadas pela Petroquímica, na Bahia e em Sergipe. O acordo, assinado entre a TAG e a Proquigel Química S.A., prevê a entrega, pela Petrobras, de 2,3 milhões de metros cúbicos (Mm³) de gás, por dia.

A TAG detém, hoje, a mais extensa rede de gasodutos de transporte do País, com aproximadamente 4.500 km, que respondem por 47% do total da malha de transporte de gás no Brasil. São 3.700 km na região costeira do Brasil, passando por quase 200 municípios de nove estados brasileiros – Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro – e outros 800 km na Amazônia, em trecho que liga a região petrolífera de Urucu a Manaus, no Amazonas.​

Fonte:
Assessoria de Comunicação Social do MME - Ministério de Minas e Energia do Brasil​

Imagem: Canva

Imagem: